Abecedário Hoteleiro
 Acordos & Parcerias
 Aeroportos
 Agências
 Aviação
 CARIBE
 Com a Palavra
 COMPANHIAS AÉREAS
 Comunicados
 Conventions
 Cruzeiros
 Editorial
 Eventos
 Executivo do Mês
 FEIRA DAS AMÉRICAS 2009
 Feiras
 Festivais
 FIDELIDADE
 Hostelling
 Hotelaria
 Hotelaria de Selva
 Indústria
 Locadora
 Luxo
 Network
 Novas Rotas
 Novos Empreendimentos
 OPERADORA 21
 Operadoras
 POUSADAS
 Profissionais
 Promoções
 Resorts
 Rodoviário
 SALÃO DO TURISMO 2010
 Seguro Viagem
 Tarifas
 TUDO
 VERBA VOLANT, SCRIPTA MANENT
 WORKSHOPS
           
   
 Alto Nível
 Balanço
 Câmbio Turismo
 CHARGE
 Cidades
 Cristina Lira - Natal
 De Brasília
 Debates
 Deu nas Revistas
 Economia
 Estados
 Fórum
 Fusões
 Institucional
 Investimentos
 Jurídico
 Mercosul
 Política
 Realce da semana
 Resumo da ópera
 Torpedo da semana
 Utilidade Pública
         
     
 Américas
 Concursos
 Cursos
 Diário Pesquisa
 Intercâmbios
 Livros
 MUNDO ACADÊMICO
 Pesquisa & Estudos
 Publicações
 Tecnologia
       
       
 DESTINO DIÁRIO E RARO
 Destinos
 DIÁRIO DE MADRI
 Diário Destaca
 Ecoturismo
 Ferroviário
 MÉXICO
 Parques & Cia
 PLANETA TURISMO
 Roteiros Internacionais
 Roteiros Nacionais
 Turismo de aventura
 Turismo de inverno
 Turismo de Luxo
 Turismo de Luxo
 Turismo espacial
 Turismo Ferroviário
 Turismo histórico
 Turismo Puro
 Turismo Quântico
 Turismo Religioso
 Turismo rural
 Turismo Sustentável
 Turismo urbano
     
         
 A MAIS LIDA ONTEM
 Ações brilhantes
 Agenda Comentada
 Ao Sabor
 Arte & Turismo
 Artigos
 Artigos de Armando Campos Mello
 Artigos de Marcos Costa
 Artigos de Ricardo Shimosakai
 Artigos Jurídicos
 Brilhos de Sampa
 Café com Diário
 Cartas à Redação
 Causos do Trade
 COLUNA DO AGENTE DE VIAGEM
 Crônica de viagem
 Cultura & Turismo
 DATAS ESPECIAIS
 Deu na Revista
 Deu no Jornal
 Dia D
 DIÁRIO DA COPA
 Diário da Cultura
 DIÁRIO DE NORONHA
 Diario del Turismo
 Direto da Fonte
 Editoriais
 EDUCAÇÃO PARA O TURISMO
 EM PRETO & BRANCO
 Em tempo
 ENSAIO DIGITAL
 Entrevista
 ENTREVISTAS NACIONAIS
 Erramos
 Exclusivo
 Extras
 Flashs
 Fórum de idéias
 Foto da Edição
 Frase
 Gastronomia
 Golfe
 Guia de Viagem
 Hoje no DT
 Internacional
 Livre Pensar
 London London
 Mil diários
 Noivas em Trânsito
 O RIO É SEMPRE LINDO
 Outras notícias
 Pensata
 Perguntar não ofende
 Pérola do Dia
 Pickles
 Premiações
 Reportagem Especial
 Repórter Turista
 RETROSPECTIVA 2007
 RETROSPECTIVA 2008
 RETROSPECTIVA 2009
 Saber do dia
 Salão do Turismo 2009
 São Paulíssima
 SERVIÇOS
 Silhueta Corporativa
 Tem História
 TEMPO
 TRÊS PERGUNTAS
 Vinho & Cultura
 Vinho e Turismo
 VOO 447
 x_standy-by
   
     
  Home-page
RSS | Favoritos | Quem Somos | Cadastre-se | Media Kit | Contato
 
  Home-page Ano VI - Edição nº 1880 - 7/9/2010  
 
 

Destinos
30/5/2010
Itu: memórias do interior para turistas atuais e exigentes
Por Paulo Atzingen*
Algumas cidades brasileiras com potencial turístico acreditam que por possuirem, por si só, atrativos naturais ou alguns hotéis e camas estão suficientemente aptas para atrair e receber turistas. Se enganam, o turista moderno quer muito mais do que isso
Fotos: Diário do Turismo
 

Conhecida durante muito tempo como a 'Boca do Sertão', termo que dispensa explicações por sua objetividade geográfica, a cidade de Itu foi, muito tempo antes de chegarmos aqui, parada obrigatória dos Bandeirantes e dos tropeiros e, muito tempo depois disso, berço da alforria administrativa do país, com a reunião dos republicanos em 1873. O antigo vilarejo de Itu, separado de Santana do Parnaíba para virar cidade, hoje nos surpreende por seus traços históricos preservados e por seus inúmeros atrativos turísticos.

Históricos porque guarda em seus casarões, palácios e igrejas uma relíquia arquitetônica que não se compara a nenhuma cidade do interior de São Paulo, por sua diversidade e intensidade nos detalhes. Turísticos porque consciente desse acervo, um grupo de empreendedores resolveu refinar o receptivo da cidade, trabalhando-o de forma madura e extremamente profissional.

É comum vermos, em várias cidades brasileiras com potencial turístico, um amadorismo e até uma certa ingenuidade - acreditam que por possuirem, por si só, uma praia paradisíaca, uma bela cachoeira, uma construção histórica, alguns hotéis para dormir e mesas para a refeição - estão suficientemente aptas para atrair e receber turistas. Se enganam, o turista moderno quer muito mais do que isso.

Igreja do Bom Jesus: Roteiro das Igrejas com mais de 50 templos de diferentes épocas
Antecipando-se a essas exigências, a Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo da Estância de Itu, a Prótur (
www.proturitu.com.br), elaborou quatro roteiros para a cidade que seduzem desde turistas mirins a apreciadores maduros que exigem conforto e conteúdo, até turistas da melhor idade.

Após extensa pesquisa e treinamento, preparamos roteiros para todas as idades, acompanhado de guias treinados, com intervenções de personagens da história de Itu”, contou ao Diário do Turismo o presidente da Prótur, Hélio Tomba.

São quatro roteiros: o Itu Roteiro Descubra, o Itu Roteiros Explorar, o Itu Roteiros Aprender e o Itu Roteiros Igrejas”, adianta Hélio.

Um roteiro para descobrir Itu

O Itu - Roteiros Descubra, é um roteiro enxuto para pessoas que não pernoitam na cidade, mas que oferece um passeio completo pelos principais pontos turísticos do município.  São dois programas distintos, com duração de meio dia (manhã ou tarde).

Os seus principais atrativos são: Museu da Energia, Espaço Fábrica São Luiz, Casa Imperial, Museu de Arte Sacra, Igreja Matriz, Museu Republicano e a Igreja do Carmo.

a

A Fábrica hoje é um centro cultural

Espaço Fábrica São Luiz

De acordo com Maria Sofia Pacheco e Silva, diretora do Espaço Fábrica (www.espacofabrica.com.br) , hoje um centro  cultural e histórico, o local foi originalmente erguido por empresários paulistas e ituanos em 1869, chefiados pelo coronel Luiz Antonio Anhaia Mello para o beneficiamento do algodão produzido nas redondezas. “O algodão de Itu e Campinas não era mais mandado para os EUA por causa da guerra da Secessão (http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/secessao_3.htm) .
 
No auge da fábrica funcionando, ela chegou a empregar 100 funcionários, fabricava e exportava tecidos para toda a região – produzindo e dando lucro”, frisa Maria Sofia. A fábrica foi fechada em 1982, ainda em franca atividade.

Adquirida da família Pacheco e Silva, o local passou, a partir da década de 1990, a ser um centro cultural. Ela é patrimônio tombado pelo CONDEPHHAT e IPHAN. “Todas as modificações são proibidas e um espaço como este aproveitamos para oferecer cultura e história a quem nos visita”, explicou Maria Sofia ao Diário do Turismo.

 
Luiz Grizoto: doutor em Itu
Inúmeras descobertas históricas estão sujeitos os visitantes de Itu. Ao andar pelo centro da cidade, o Roteiro Descubra Itu mistura-se ao Roteiro Itu Explorar. “O Itu Explorar convida as pessoas a explorar Itu tanto na parte urbana,  com visitas aos museus e igrejas, como na parte rural, visitando as fazendas e vivenciando todas as atividades do campo”, explica Fábio Luis Grizoto, um dos 17 guias da Secretaria Municipal de Turismo da cidade.

Arte Barroca e Renascentista

“O Roteiro histórico-religioso, não é exclusivamente religioso porque, acima de tudo, gera contemplação da história da arte das igrejas – arte barroca e renascentista”, afirma Daniel Brondi, consultor da Agere, empresa que coordenou a criação dos roteiros.

Itu possui, distribuídos entre zona urbana e rural, mais de 50 templos de diferentes ordens e épocas que remontam, no mínimo 200 anos de história. “Esses aspectos culturais em que se misturam história, fé e religião é que levaram à criação do roteiro”, complementa Brondi.

Cozinha Regional-Caipira

Dentre a variada cozinha regional-caipira de Itu, um restaurante que se destaca é o Rancho da Picanha (www.ranchodapicanha.com.br) , de propriedade de Wagner Fioravanti. Ali encontramos (e experiment
 
 Wagner Fioravante: grato à esposa,  Fátima
amos) a mais autêntica picanha na brasa.

 “Inspirado por minha esposa, Fátima, cozinheira fora de série, inauguramos o “rancho” em 1996. Hoje recebemos em dias de pico (sábados, domingos e feriados) até 700 pessoas”, quantifica Fioravanti, que trocou a vida de gráfico pela vida de chef de cozinha. “O restaurante consome, por semana, em torno de 350 quilos de picanha”, detalha Wagner. Seu público, muito variado, é, segundo ele, composto de paulistanos (70%), sorocabanos e campineiros (20%) e Ituanos (10%).

Bastante espaçoso, com áreas externas sob a sombra das árvores, o Rancho da Picanha oferece, além de tudo isso, uma completa carta de vinhos com raridades da Austrália, África do Sul, Espanha e vinhos de boa parte das vinícolas sulamericanas.(www.mercadodovinho.com.br)

Início da República

No roteiro urbano de Itu muitas atrações são indispensáveis. Uma visita obrigatória é o Museu Republicano (www.mp.usp.br/mr) .

Museu Republicano: fundado 50 anos depois da Convenção, por ordem de Washington Luíz
Inaugurado em 1923, o museu teve como finalidade primeira mostrar como era a vida de uma família rica paulista no século XIX. Peças de mobiliário e telas de vários pintores de diferentes estilos e épocas foram reunidos no interior da casa por Affonso Taunay – sob as ordens do então presidente Washington Luiz. “Taunay, na verdade, fez no Museu Republicano uma grande adaptação do Museu do Ipiranga de São Paulo”, revela o guia Fábio Grizoto.

Aqui, em 1873, aconteceu a Convenção de Itu, reunião esta que deu origem ao PRP – Partido Republicano Paulista. 50 anos depois da Convenção, no período do presidente Washington Luiz, essa casa foi transformada em museu. A intenção de Washington Luiz era deixar documentado – por meio deste museu - o início da República e do Partido Republicano Paulista”, detalha Grizoto. Desta reunião participaram 133 pessoas, em sua maior parte produtores de café.

“O nome do primeiro presidente do Brasil, Prudente de Moraes, consta na ata da reunião, mas provavelmente ele não teria participado”, arrisca Grizoto.

Fechado em 2007 para reforma e restauro, o Museu Republicano foi reaberto em abril deste ano, período em que se comemoraram os 400 anos de Itu.

Leia Mais: Itu Roteiros Explorar  

________________________
*O jornalista Paulo Atzingen viajou a Itu convidado pelo Prótur

 

   
Bookmark and Share
   
 
  Copyright 2010 © - Diário do Turismo - Todos os direitos reservados
Criado e mantido por WFY - Conectando informações