Alex Mendes, do Convention Bureau de Santos e Região, fala ao DT - Diário do Turismo



Diário do Turismo

Diário do Turismo

o primeiro jornal e-diario de turismo do Brasil

23/04/2014 - Ano IX

ENTREVISTAS NACIONAIS

2013-09-03


Alex Mendes, do Convention Bureau de Santos e Região, fala ao DT


Redação do DT



"A expectativa é que para 2014 haja um crescimento de 25% a 30% em eventos"

GTA - Assistance

Com 190 associados efetivos e com uma expectativa de crescimento no número de eventos captados, que chegam a 25% para o ano de 2014 (comparados a este ano), o Santos & Região Conventions Bureau tem realizado por ano, uma média de 150 eventos, sendo que 40% no primeiro semestre e 60% no segundo. De acordo com o seu presidente, Alex Mendes, a expectativa de crescimento nos números totais é muito grande, por inúmeros motivos, entre eles, a capilaridade com outros municípios da Baixada Santista (leia-se Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá), a participação mais agressiva em eventos nacionais e internacionais e a parceria com o Santos Futebol Clube. Acompanhe, abaixo, a entrevista completa com o executivo:

DIÁRIO - Qual a infraestrutura de acesso à cidade e também do município para o seu conventions atrair mais eventos de negócios?
ALEX MENDES: Estamos com bons acessos e também boas estradas como a Anchieta-Imigrante que facilita para quem vem do interior e o Rodoanel pra quem vem do Aeroporto. O trajeto é de aproximadamente 40 minutos do Aeroporto de Congonhas e 1h e meia de Guarulhos. Santos é uma cidade plana e segura. O Núcleo de hotéis é centralizado no bairro do Gonzaga e o Centro de Convenções fica um bairro antes de Gonzaga.

Em termos urbanos, o Centro de Convenções comporta grandes eventos para até 2.8 mil pessoas. Já os eventos pequenos, são realizados em sala de eventos de hotéis que têm estrutura para treinamentos e palestras Já os congressos e feiras que possuem um porte maior, são realizados propriamente no Centro de Convenções.  O local é um espaço que conta com mais de 10 mil metros quadrados, salas de apoio e um salão principal de 3 mil metros quadrados. 

DIÁRIO - Quais são os números relacionados ao turismo de negócios do primeiro semestre em Santos?

ALEX MENDES: Temos 150 eventos em média a ano, sendo que 40% no primeiro semestre e 60% no segundo. 314 eventos nos três principais equipamentos de eventos de Santos, incluindo técnico-científicos e corporativos e 29 grandes eventos fora dos equipamentos, em toda a região, incluindo esportivos e culturais, que também geraram negócios para a região.

DIÁRIO - Os problemas do porto de Santos chegaram a afetar o turismo na baixada santista?

ALEX MENDES: Sim, mas até agora não chegou a complicar nenhuma realização de evento. Já com relação à questão portuária, ela vem sendo debatida pelo governos municipais e estadual para se chegar a uma solução, inclusive foi realizado um seminário no Centro de Convenções de Santos na semana passada, para discutir este tema. E justamente entre os temas debatidos estavam, a própria questão do transporte e o escoamento de carga, que afeta de uma forma mais direta os três principais municípios da região que são: Santos, Guarujá, Cubatão. Entre os participantes estavam os membros do governo federal e estadual e acredito que no próximo ano já tenhamos uma solução para o problema.

DIÁRIO - Fale um pouco sobre o slogan “Costa da Mata Atlântica”?

ALEX MENDES: A Costa da Mata Atlântica é a nossa principal marca, nós temos não só em nossa região, mas no litoral de todo o Brasil. Nós nos apropriamos um pouco desse gancho para poder linkar a nossa região com o tipo de vegetação que nós temos, ao sol brasileiro e ao país como um todo. A região é única e conta com muitos eventos, e vários tipos de turismo, no destacam-se: Turismo Religioso, Aventura, Negócios, Lazer e Esportivo. 

Santos recebe 150 eventos em média ao ano, sendo que 40% no primeiro semestre e 60% no segundo

 

DIÁRIO - Quantos associados o convention bureau de Santos possui?

ALEX MENDES: 190 Associados. Hoje em dia fazemos um trabalho com os associados para interagirem entre si, já é difícil você atrair o turismo e de certa forma estimular. Então em contrapartida a isso, o Convention Bureau, periodicamente, organiza alguns encontros entre os associados, para que auxilie as empresas internamente e que desse encontro possivelmente saia algum negócio entre eles.
  

DIÁRIO – Qual é a expectativa de crescimento para 2014?
ALEX MENDES:
A expectativa é muito grande porque este ano nos dedicamos aos associados com estas ações que eu já mencionei e as melhorias na comunicação entre os municípios. Nós estamos nos comunicando um pouco melhor com o litoral sul, do qual fazem parte Itanhaem, Peruíbe e Mongaguá. Outra coisa que estamos nos dedicando é na captação de eventos, aumentando bastante todo o índice do trabalho que o Convention Bureau realiza; a iniciativa está dando resultados positivos. No período aumentamos cinco vezes a quantidade de eventos captados, já agendamos eventos para 2019.  

Temos uma parceria com o Santos Futebol Clube que nos apoia, emprestando bandeirinhas e divulgando na camisa oficial do time. Outra parceria importante é a Fórmula Truck, que levam o nome do Santos Convention Bureau nos caminhões e ainda nos fornece um espaço para levarmos convidados e pessoas formadoras de opinião. E estamos buscando outras parcerias com dimensões estaduais ou nacional, para que divulgue “A Costa da Mata Atlântica” Brasil afora. 

Em termos numéricos, a Expectativa é que para 2014, atinjamos um crescimento de 25% a 30% em eventos.


Curta o DIÁRIO!